Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

10 Dicas de Tendências Para 2022

Passamos por muitas mudanças desde que surgiu a covid-19. A vida das pessoas foi impactada e querendo ou não tivemos que nos adaptar ao novo.

As coisas que pareciam improvável ou tão pouco aceito, se tornou nossa única solução, como o home office, o home school, as academias online e tantas outras coisas.

Estar em casa deixou de ser uma opção. A convivência familiar, o lazer entre quatros paredes, tudo o que era atividade externa tiveram que se adaptar ou simplesmente deixou de existir por algum tempo.

Por conta da pandemia o comportamento e a percepção sobre as necessidades de consumo mudaram.

A preocupação com a convivência fez com que as pessoas repensassem sobre a decoração dos ambientes para deixá-los mais confortáveis, práticos, acolhedores, funcionais ou apenas mais harmoniosos e com personalidade.

Vou te contar como tudo isso irá refletir na estética da arquitetura de interiores.

Dica#01 Conforto

Você vai se surpreender de como é tão simples

É uma das principais palavras para os ambientes agora. Aliada a outros conceitos a estética comfy, confortável como é chamada, estará em alta, as formas excêntricas e paletas de cores acolhedoras, darão o equilíbrio ao espaço.

Aposte em poltrona, puff, priorizando o conforto e a versatilidade do lar, pois o foco é trabalhar com pouca mobília, mas estes precisam ser duráveis.

A iluminação também precisa ser pensada, pois é fundamental para garantir o aconchego ao ambiente, se possível use e abuse da iluminação natural.

 Para seguir esta mesma linha os revestimentos devem trazer conforto e ao mesmo tempo sofisticação.

Dica#02 Multifuncionais

Para a casa ser um lar, ela precisa ser um local aconchegante e confortável, para passar dias sem precisar sair.

Por isso os ambientes versáteis e multifuncionais são necessários para serem adaptados para trabalho home office mais confortáveis, momentos de lazer em família.

Em geral os móveis precisão atender a mais de uma função, por esse motivo os retráteis e híbridos estão em alta.

Dica#03 Dourado

Na decoração as tendências são cíclicas, elas vêm e voltam de tempos em tempos.

Nos últimos tempos a cor dourada andou um pouco sumida e agora está de volta com tudo.

O lema deste tom é o requinte e a sofisticação, que remete a metal precioso, como o ouro.

Na psicologia das cores, o dourado é interpretado como a cor da sabedoria interior, da qualidade, da abundância, da prosperidade, do prestígio, da sofisticação e da elegância.

A cor dourada representa sucesso, realização e triunfo.

Todos estes significados do dourado levam ao ambiente charme e constrói confiança, transmitindo poder, persuasão, energia e inteligência.

Por conto do isolamento devido a pandemia, as pessoas têm buscado novos sentimentos, uma auto avaliação e redescobertas, que podem ser incorporados no lar.

A mistura de tons acolhedores, toques vibrantes e detalhes em dourados nos acessórios em metal estarão fazendo sucesso.

Para complementar a dose de luxo e elegância, junto com as formas fluidas e inusitadas de um design elegante, que evidencia os detalhes dos ambientes.

Dica#04 Cores Pastéis

Com os tons pastéis os espaços ganham um ar acolhedor, que remetem aos gelados.

Podem ser usados em uma ou várias paredes, ou para complementar a decoração de vasos, cadeiras ou acessórios.

As cores vibrantes também estarão em evidencia, estas serão chamativas e trarão a descontração necessária para o conforto e estilo.

Podem ser atribuídas aos materiais de revestimentos aplicados no piso, parede ou teto, podendo ser: madeiras claras, materiais naturais, cores suaves, tecidos de primeira qualidade.

A cor terracota e tons de verde se mantém, para evidenciar uma vida com mais consciência ambiental e trazer inspiração das cores do planeta.

Dica#05 Degradê

As cores dos anos 90 voltam repaginadas. O gradiente ou ombré é uma nova tendência que se baseia na transposição se cores de tons escuros para tons claros, ou de um tom para outro.

Essa técnica também pode ser chamada de “efeito degradê” ou “efeito gradiente”.

Os efeitos dos componentes de luz e sombra são a fonte de inspiração para essa técnica.

Essa tendência pode ser usada nas roupas de cama, mesa e banho, como também em cortinas, tapetes, paredes e até mesmo utilizando misturas de materiais com cores distintas gerando degradê.

Dica#06 Formas

As pessoas passaram a buscar mais conforto e acolhimento, ao invés de espaços vazios e frios, após prisão domiciliar durante a pandemia.

O mix de estilos trouxe para a decoração de interiores formas inusitadas, fluidas e orgânica com camadas decorativas.

Materiais com toques mais macios, confortáveis e de boa qualidade.

Tornar as peças mais práticas e que combinem entre si e sejam fácies de usar, ou que possam ser usados em diversas situações do cotidiano.

As formas passaram a ter ainda mais evidencia por esse motivo.

Revisitar antigas soluções de formas e design vale muito a pena, e descobrir algumas novas soluções para os espaços.

Dica#07 Minimalismo

Uma tendência que se mantém há anos, o minimalismo continua como um dos estilos mais aplicados nos ambientes.

Chamado de “o novo minimalismo”, redesenhado para uma estética de conforto com mais itens compositivos e acolhimento receptivo.

Aliado a combinação orgânica de linhas curvas e retas em um design elegante e diferenciado que geram mais energia ao espaço, permitindo caminhos mais fluidos.

A simplicidade prevalece, quanto mais simplicidade melhor, mas sempre com o enfoque do aconchego.

Você poderá dar ênfase para a madeira clara, inox, vidros, espelhos, concreto, materiais artificiais como o vinil, PVC e acrílico, pedras e azulejos.

Na arte use cores neutras, móveis baixos de linhas simples, são comparados com o mesmo espirito minimalista do estilo escandinavo que foi a preferência dos anos 2000.

Dica#08 Rústico, Moderno e Étnico

Padronizar e fazer com que todos simplesmente aceitem um mesmo estilo é fazer com que elas não tenham opinião.

Podemos aproveitar os detalhes arquitetônicos tirando proveito das novas tendências para atingir um estilo vintage chique.

Unindo o rústico e o moderno em um único espaço, integrando peças modernas com as antigas e trazendo uma pegada chique e elegante.

Podemos aplicar o rústico em elementos pontuais como uma mesa de centro ou o tecido da cortina.

Incluir nas composições parte da história dos moradores. Alguma de suas experiências de viagens com inspirações étnicas e culturais, como também referencias de sua descendência.

Dica#09 Elementos da Natureza

A integração da natureza se mantém vivo nas decorações de interiores faz alguns anos, e continuará agora.

Iluminação natural, a madeira, tijolo, plantas e tudo que remete ao contato com o meio ambiente, colocado no interior dos espaços, continuará sendo muito valorizado.

A pedra e a madeira deixam a decoração ainda mais autêntica com as irregularidades e imperfeições dos materiais.

O design biofílico é a aplicação de elementos naturais em espaços de interiores.

Trazer a natureza aos espaços construídos para promover saúde e bem-estar é uma tendência em alta.

Podemos evitar estresse, e até depressão. Contato com a natureza proporciona tranquilidade aos moradores.

Tornar os ambientes uma extensão um do outro, utilizando como elemento principal a natureza, interligando a área externa com a interna vem obtendo muito sucesso.

O design biofílico promove qualidade de vida aos habitantes, de maneira direta ou indireta.

Reduz desta maneira, os níveis de estresse, pressão arterial, a frequência cardíaca e ao mesmo tempo, promove aumento do bem-estar como um todo.

Dica#10 Ambientes Integrados

E como nossa última dica sobre tendências, não podíamos deixar de fora a preferência pelos ambientes integrados para o melhor uso coletivo.

Integrar as áreas, deixando os espaços sem paredes, mais amplos e ao mesmo tempo aconchegantes.

Esses espaços estando abertos, recebem maior quantidade de luz natural sendo iluminados por inteiro e trazendo ainda mais aconchego ao espaço.

Integrar os ambientes reforça a interação e foca no coletivo. Encontramos outro benefício na amplitude é o aproveitamento das áreas da residência que talvez não fossem tão utilizadas, como por exemplo, a sacada.

Para a praticidade e uso do dia a dia, reforçamos a questão da funcionalidade e da dinâmica de reaproveitar o espaço e os móveis.

 

Caso tenha dúvidas conte com a ajuda de um profissional

O planejamento e decoração de uma casa tem um efeito muito bom, principalmente se você tiver a ajuda de um especialista.

Isso porque o profissional tem a expertise de aliar funcionalidade do ambiente à estética, imprimindo a personalidade de quem vai morar na casa, por meios criteriosa de texturas, cores, móveis e outros detalhes além dos abordados neste artigo.

Aqui na Art Casa Grande você encontra uma equipe de profissionais dedicados a você. Do projeto à montagem.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Arquitetura

Fachadas de Casas Modernas

A construção ou a compra de uma casa é um dos maiores investimentos que uma pessoa pode fazer durante a vida, para muitas pessoas. De

Ler mais »
Arquitetura

Tipos de Construção

Conquistar o tão esperado terreno em um bairro planejado ou condomínio fechado, e começar a construir a tão sonhada casa própria, podem surgir algumas dúvidas,

Ler mais »
Decoração

10 Dicas de Tendências Para 2022 Passamos por muitas mudanças desde que surgiu a covid-19. A vida das pessoas foi impactada e querendo ou não

Ler mais »

Paula Sol

Paula Sol é apaixonada por arquitetura e designer de interiores, seu objetivo é encontrar soluções práticas de decorar, e a planejar seus ambientes, criando também todo o mobiliário, melhorando sua qualidade de vida, sua autoestima e realizando sonhos.

Nos Siga Nas Redes
Arquitetura

Tipos de Construção

Conquistar o tão esperado terreno em um bairro planejado ou condomínio fechado, e começar a construir a tão sonhada casa própria, podem surgir algumas dúvidas,

Leia Mais »

sem muita Reforma

Capa 3D_

Reformar sempre é uma dor de cabeça, por esse motivo separamos algumas dicas para você não ficar de cabelo branco.

E logico o principal, se você é como eu, sempre quero mudar alguma coisa, colocarmos 7 Ideias para você ampliar sua casa sem muitas reformas