Como lidar com diferentes gostos de decor do cônjuge

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Você é casado ou acabou de entrar para o clube? Isso não importa. A questão agora é que vocês estão morando juntos e precisam chegar a um acordo sobre as opções de decoração da casa. Construir uma casa do zero é ótimo, mas pode também dar muita confusão.

E chegar a um acordo pode parecer uma tarefa difícil, especialmente quando os gostos parecem não combinar, e as coisas começam a dar errado.

Calma, eu estou aqui para ajudar. E se você chegou a este ebook, é porque você ama decoração e quer construir uma casa ‘perfeita’ para que possam viver juntos, certo? Então, acho que você será a pessoa certa para comandar essa missão aí na sua casa.

Vamos ver o estilo

Vamos começar pelo início.

Antes de iniciar qualquer conversa / discussão sobre o que você pode comprar, é importante que vocês dois tenham em mente o estilo de sua preferência (mesmo que seja mais de um), quais as cores de preferência, e a “vibe” que vocês desejam na casa.

Só então vocês serão capazes de discutir e tomar as melhores decisões.

Praticidade para ambos

Você vai se surpreender de como é tão simples

Decoração sem praticidade não agrada a ninguém. Por isso é importante parar e pensar como cada um usa o espaço da casa.

Aqui em casa não tive problemas com a decoração.

Meu marido é daquelas pessoas que só responde “Você sabe como”, mas eu ainda pergunto a opinião dele, perguntando quais são as necessidades dele para cada lugar.

Isso nunca será empurrado para debaixo do tapete, mesmo que alguém pareça indiferente.

No dia a dia, essa pessoa se sentirá uma estranha em casa, acabará reclamando e isso afetará diretamente o seu relacionamento.

Sempre achei uma boa ideia começar essas discussões em pontos em que você concordaria. O desenrolar desta conversa pode ser mais interessante do que você pensa, e você provavelmente encontrará interesses em comum.

Por exemplo: se você tem muitos amigos e isso é importante para vocês dois, você concordará imediatamente que precisa de espaço para recebê-los e começar a planejar a partir daí.

Os dois podem entrar em um acordo

Você queria uma varanda cheia de plantas, seu parceiro queria um bar. Não tem como, algumas coisas precisam ser negociadas. E vamos reconhecer que muitas vezes é possível que ambos os desejos sejam satisfeitos. Falando, todos concordam.

A conversa também muda para a natureza do assunto. Um exemplo antigo: se o seu parceiro não se lembra, ou não concorda em usar porta xícaras na mesinha de centro e isso é muito chato.

Observe que este é o momento de decidir se é melhor escolher um vidro acabado em vez de madeira, que acabará manchando. Ok, eu sei que você estava realmente procurando por madeira.

Mas vale a pena lutar? Você será capaz de mudar o comportamento do seu parceiro? Se ambos forem sérios, tudo bem! Do contrário, considere deixar de lado preferências pessoais quanto ao que realmente funcionará a cada dia.

Qual a cor que mais lhe agradam

Quando se trata de cores, a confusão é garantida. Mas a receita é a mesma, digamos. E a casa não precisa ser Frankstein com cada peça em um estilo diferente, atendendo aos desejos de um ou de outro.

Não é para tirar par ou ímpar, para decidir quem vai escolher a cor da sala, e quem vai decidir a cor do quarto. Todas as áreas da casa devem estar em harmonia.

Se este é um ponto alto de desentendimento entre vocês, não adianta pintar as paredes, esperando que alguém se apaixone. Escolha uma base neutra, usando branco, cinza, cru, e discuta a paleta de cores dos acessórios: como as cores de travesseiros, tapeçarias, peças decorativas, etc.

Misturar é bom

Ignore as regras e a ideia de que tudo é montado em um estilo. Uma maravilha no mundo da decoração é permitir uma mistura mínima e sempre definindo sua personalidade. Basta encontrar a maneira certa de fazer essa mistura.

Gosta de decoração clean, com toque moderno, mas seu parceiro prefere estilo industrial? Tudo certo. Que tal escolher móveis com linhas retas, mas com detalhes em última análise referentes ao industrial, como puxadores de metal ou couro?

Seu estilo é mais feminino e você ama um toque de glamour, mas seu parceiro é minimalista com o slogan “menos é mais”? A solução aqui é escolher uma paleta de cores bem neutra, mas adicionar alguns elementos que trazem aquele toque luxuoso, como um travesseiro de veludo ou um enfeite dourado.

Expresse as ideias

Não há nada melhor do que ter uma ideia antes de ir às compras. Isso ajudará você e seu parceiro (a) a visualizar o cenário final, e vai por mim … isso faz toda diferença! Melhor do que tentar definir seu estilo, é mostra.

Se não for possível fazer um projeto, uma solução fácil de usar e muito simples é montar um moodboard com as coisas que vocês andam namorando naquela área em particular.

Se vocês dois desejam se envolver neste processo de decoração, é melhor para cada um de vocês montar seu próprio moodboard e, em seguida, sentar-se para analisar e combinar.

Conversem, vejam mais fotos juntos e sejam flexíveis. O mais legal de uma casa bem decorada é reconhecer o estilo de quem mora nela.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Arquitetura

Fachadas de Casas Modernas

A construção ou a compra de uma casa é um dos maiores investimentos que uma pessoa pode fazer durante a vida, para muitas pessoas. De

Ler mais »
Arquitetura

Tipos de Construção

Conquistar o tão esperado terreno em um bairro planejado ou condomínio fechado, e começar a construir a tão sonhada casa própria, podem surgir algumas dúvidas,

Ler mais »
Decoração

10 Dicas de Tendências Para 2022 Passamos por muitas mudanças desde que surgiu a covid-19. A vida das pessoas foi impactada e querendo ou não

Ler mais »

Paula Sol

Paula Sol é apaixonada por arquitetura e designer de interiores, seu objetivo é encontrar soluções práticas de decorar, e a planejar seus ambientes, criando também todo o mobiliário, melhorando sua qualidade de vida, sua autoestima e realizando sonhos.

Nos Siga Nas Redes
Arquitetura

Tipos de Construção

Conquistar o tão esperado terreno em um bairro planejado ou condomínio fechado, e começar a construir a tão sonhada casa própria, podem surgir algumas dúvidas,

Leia Mais »

sem muita Reforma

Capa 3D_

Reformar sempre é uma dor de cabeça, por esse motivo separamos algumas dicas para você não ficar de cabelo branco.

E logico o principal, se você é como eu, sempre quero mudar alguma coisa, colocarmos 7 Ideias para você ampliar sua casa sem muitas reformas