No Brasil o verão é intenso, e que tal se preparar!
O que você pensou ao ler a frase acima? Tenho certeza que pensou em maneiras de se refrescar, correto?
Não há nada melhor do que ter uma piscina em casa, você pode reunir a família e os amigos e criar lembranças especiais.
Conjugar a piscina na área gourmet, ou no quintal, proporciona recreação e lazer, é uma ótima maneira de relaxar e refrescar.
O seu sonho pode estar mais perto e acessível para se tornar real do que você imagina.
Vou te contar tudo o que você precisa saber para ter uma piscina linda e de qualidade. Fique por dentro das dicas de decoração, tipos construtivos e muito mais!
Vamos primeiro ao check-list!
Para saber que tipo construtivo de piscina que você terá, precisamos analisar essas questões:
- Qual é a área disponível para a piscina?
- Esta área tem boa capitação de sol?
- Qual a frequência de uso?
- Quem irá utilizar a piscina?
- Qual o valor que estou disposto a investir?
As respostas precisam estar bem definidas, para garantir um bom projeto, uma execução de qualidade e dentro dos padrões estabelecidos por normas da sua cidade.
Uma boa piscina deve estar de acordo com o trajeto do sol, pois ninguém deseja ter uma piscina construída na sombra.
O tamanho da piscina será definido pela área disponível, mas fique tranquilo não é necessário grande espaço para ter essa fonte refrescante.
Se a metragem for limitada, tome cuidado com os recuos necessários para a circulação de pessoas.
Outro ponto fundamental é pensar na segurança, crianças não devem se aproximar sozinhas da área mais profunda, por esse motivo o ideal é uma piscina com níveis de profundidade, isso evita acidentes logo que os usuários sabem o limite que podem usar com segurança.
Tipos de piscinas
Decidir entre os modelos de piscina pode ser uma tarefa complexa, pois é preciso ter em mente qual o tipo de construção, a forma, o tamanho e tantos outros critérios.
Do que adianta querer construir uma piscina, se nem sabe os tipos disponíveis, e os materiais utilizados para construção, os preços e os usos.
Quando você faz uma pesquisa fica mais fácil fazer uma comparação e optar por aquela que mais se encaixe no seu estilo de vida e orçamento.
Mas basicamente existem 3 tipos: piscina de concreto, piscina de fibra de vidro e piscina de vinil, cada modelo conta com suas características especificas, vantagens e desvantagens.
Piscina de concreto
É considerada a opção mais sofisticada e que agrega maior valor ao imóvel. Permite maior flexibilidade nos formatos e dimensões.
Ela vem se tornando tendência no mercado, pois possibilita a personalização, isso é um enorme diferencial e agrada os clientes que querem fugir do comum.
Muito usada em clubes, hotéis e lugares que tenham uma grande área para construção.
A durabilidade é sua maior vantagem, quando bem projetada e executada, tem uma vida útil enorme, e com o tempo algumas manutenções serão necessárias, mas em menor escala.
Feita em concreto armado com dupla malha de ferro superior e inferior, no fundo e nas paredes, com estribos de ligação, impermeabilização à base de polímeros e acabamento feito em pastilhas ou azulejos.
Piscina de fibra de vidro
São bem comuns e possuem o melhor custo/benefício. São pré-fabricadas, ou seja, já vem pronta para serem instaladas.
Execução simples e rápida, permitindo que o usuário desfrute em pouco tempo, ao contrário da piscina de concreto que leva vários meses para ficar pronta.
O custo é acessível, e a mão de obra é fácil de ser encontrada, por isso é tão utilizada no Brasil. Instalação simples: é feito uma escavação do terreno de acordo com o tamanho da piscina.
Depois é feito a instalação dos equipamentos hidráulicos, da bomba de água e tubulações.
Entre o buraco de terra e o casco de fibra são preenchidos com farofa feita de areia, cimento e terra.
Sua vantagem é que são bem fácies de limpar por serem lisas, no entanto por serem prontas, não tem como personalizar, são menos versáveis em tamanho, formato cores e profundidade.
Piscina de vinil
É feita com revestimento vinílico ou bolsão de vinil, pode ser aplicada sobre uma construção de tubulões e colunas e com o levantamento das paredes em blocos de concreto. Ela é sólida e segura, devido ao vinil, impermeável.
Tem dezenas de padrões e cores para satisfazer as preferências de qualquer pessoa, é possível personalizar com logos e estampas.
Cuidado com a manutenção, precisa de uma atenção especial com o tratamento da água com o cloro, para evitar manchas, objetos metálicos e pontiagudos podem danificar o vinil, dependendo o grau de danificação é preciso substituir todo o vinil, mas o processo é bem simples, rápido e de baixo custo.
10 dicas de projetos de piscinas incríveis
1-Piscina com deck de madeira
O deck de madeira proporciona aos ambientes beleza e aconchego, e suas utilidades não param por ai!
Oferece uma sensação térmica agradável em contato com a pele, melhor que as dos pisos de porcelanato. Revesti um chão irregular, trazendo segurança e conforto para transitar no local.
O projeto da piscina em concreto permite a criação do formato de meia-lua
2-Piscina elevada
Para quem não quer escavar as piscinas elevadas são ótimas alternativas. A elevação pose ser em formato curvado e os degraus construído à margem da parede garantindo fácil acesso a água.
3-Piscina integrada com a casa
Ideal para as famílias que não abrem mão do conforto e lazer. A casa tem um projeto em formato de “L” glamorosa e totalmente ligada com a piscina, tornando assim o coração da casa.
4-Piscina aliada com o paisagismo
O paisagismo tem forte ligação com a decoração, além de transformar o ambiente com plantas, flores e ornamentos, também tem o objetivo de harmonizar a interação dos moradores com o meio ambiente, possibilitando uma convivência com a natureza.
Podendo o projeto ser uma bela casa de campo farta com uma área verde e jardim, destacando mais a piscina.
5-Piscina com cascata
Piscina com cascata valoriza o visual e cria uma área deliciosa para relaxar com um jato de água mais forte.
6-Piscina oval
Piscinas comuns possuem ângulos de 90°, no entanto, piscinas curvas costumam ser mais seguras, justamente por não possuir esses “cantos”. Para famílias com filhos pequenos é o ideal, valorizam mais o espaço e se encaixam muito bem em áreas menores.
7-Piscina na frente da casa
Para quem tem um terreno com boa localização, onde a trajetória do sol pode beneficiar mais à frente. Ter uma piscina na frente da casa se torna o ideal.
8-Piscina compacta
Para uma piscina compacta não é necessária uma área grande, o espaço sendo propicio com a posição solar já é o suficiente.
9-Piscina com hidromassagem
Que tal investir em uma piscina e hidro.
Você terá dois meios de relaxar e se divertir, a hidromassagem traz muitos benefícios para a saúde, além de relaxamento, diminui dores nas articulações, tensões e costas, proporciona noites de sono melhores e é excelente para controlar a ansiedade.
10-piscina em formato de guitarra e borda infinita
Para quem sonha em ter uma piscina diferente e única, vai amar esse tipo de projeto.
A borda infinita é uma das tendências do momento, e o destaque para esse tipo de projeto é por conta da água que cria um horizonte com a paisagem.
O braço da guitarra pode ser projetado pensando na atividade de natação para usufruir dela.
Espero que com essas explicações, dicas e imagens contidas nesse ebook , ter te inspirado e ter ajudado a definir qual será o tipo construtivo de piscina, bem com o estilo do mesmo.
Com tantas variedades de materiais e tamanhos, é possível escolher um modelo que seja viável para o seu orçamento.
O investimento vale cada centavo, pois proporciona momentos únicos de relaxamento, além de criar boas lembranças com a família e amigos.
Além de tudo, seu imóvel será valorizado. Conte com a equipe do Art Casa Grande para projetar a piscina dos seus sonhos e criar um ambiente especial para você e seus convidados curtirem o verão!