Conquistar o tão esperado terreno em um bairro planejado ou condomínio fechado, e começar a construir a tão sonhada casa própria, podem surgir algumas dúvidas, principalmente em relação aos tipos de construção.
Nos dias de hoje, existem diversos sistemas construtivos além da alvenaria tradicional para a execução de uma edificação.
E cada tipo de construção possui suas determinadas características, vantagens e desvantagens que precisam de análise antes de serem executadas.
Tipos de construções para você se inspirar!
Existem diversas opções de construções que podem diferenciar e valorizar o seu imóvel.
O que são tipos de construção (ou sistema construtivo)?
Sistemas construtivo ou tipos de construção, são o método ou a tecnologia usada para construir a casa. Sendo assim, antes de escolher um sistema construtivo, é fundamental que você entenda qual o tipo mais adequado para a sua construção.
Por isso, é importante contar com a ajuda de um arquiteto ou engenheiro para ao fazer o seu planejamento de obra.
Além disso, é bom avaliar os materiais disponíveis na região, o tempo de obra, o orçamento e algumas questões ambientais.
Alvenaria
Antes de tudo, é importante ressaltar que existem dois tipos de alvenaria: a alvenaria convencional e a alvenaria estrutural.
Alvenaria de vedação ou convencional
A alvenaria convencional é o sistema de construção mais utilizado no Brasil atualmente.
Todas as casas ou prédios feitos com esse tipo de material exigem profissionais qualificados, por ser composto por vigas, pilares e lajes de concretos.
Sendo assim, esses elementos fazem parte da estrutura para a sustentação da casa, e a alvenaria possui a função de vedar e separar ambientes.
Ou seja, há muitas etapas que devem ser acompanhadas minuciosamente para evitar problemas no futuro.
Esse tipo de construção apresenta vantagens em relação à disponibilidade de mão de obras e materiais, além da facilidade para fazer futuras reformas ou mudanças no projeto original.
No entanto, esse sistema costuma ser um pouco mais alto, gera muitos resíduos e o seu tempo para ficar pronto é maior que outros disponíveis no mercado.
Alvenaria estrutural
Rápido e fácil de construir, a alvenaria estrutural reúne diversos benefícios e quem escolher por ela vai ter maior economia e qualidade na execução, além de menor desperdício de materiais.
Sua construção exige uma mão de obra mais especializada, já que todas as paredes devem ficar niveladas.
Esse método construtivo mescla o sistema estrutural com a vedação, utilizando blocos de concreto ou blocos de cerâmica fabricados com esse intuito.
Como as paredes são a própria estrutura do edifício, o projeto arquitetônico deve ser bem detalhado e compatibilizado com as dimensões das aberturas, com o projeto hidráulico e o projeto elétrico.
Uma última dica: projete bem o espaço e a arquitetura da sua casa, pois esse tipo de construção não permite remoção de paredes sem recolocação de um elemento que sustente toda a carga.
Vantagens: Esse sistema construtivo apresenta agilidade e menor grau de dificuldade na construção, reduz a quantidade de pessoas trabalhando na obra, é o sistema que gera maior economia, e menor desperdício de materiais.
Desvantagens: É necessária mão de obra especializada, os vãos livres são limitados por conta da estrutura e existem algumas limitações estéticas. As paredes não podem ser modificadas ou removidas posteriormente, sem colocar um elemento que suporte a carga da estrutura.
Wood frame
Muito parecido com o steel frame, esse tipo de construção utiliza madeira maciça, normalmente de reflorestamento, em sua estrutura para idealizar os seus perfis. Existem diversos cuidados que devem ser observados durante a obra, como os materiais utilizados para proteger a casa de cupins e umidade.
Além do baixo custo, esse tipo de construção também possui um ótimo desempenho acústico e térmico, a construção ágil e a baixa de resíduos são pontos positivos par utilizar a wood frame.
Mas você precisa encontrar mão de obra especializada próxima e que consiga entregar todos os cuidados desse tipo de construção.
Outro ponto importante é analisar a quantidade de pavimentos e a impermeabilização: são fatores que podem limitar a construção da sua casa.
Light steel frame
O método construtivo é muito parecido com o Wood Frame, ágil, estrutura leve, precisão na execução, bom isolamento acústico e térmico e um custo menor, mas a principal é que os perfis em vez de serem fabricados em madeira, são perfis de aço galvanizado.
O fechamento deste sistema construtivo geralmente é feito por meio de placas cimentícias, madeira e ou de drywall.
Optar por esse modelo de casa vai garantir um canteiro de obras limpo e uma geração de resíduos pífia, além de não necessitar utilizar água, sendo chamada de construção a seco.
Mas nem só de vantagens vive o steel frame: esse tipo de construção exige uma mão de obra muito especializada, e por não ser comum no Brasil, pode ser difícil de encontrar.
E existe uma limitação de pavimentos que não permite edificações muito altas.
Vantagens: É possível ganhar velocidade na construção e existe maior precisão na execução da obra, além de geralmente se conseguir um isolamento térmico e acústico melhor, e uma estrutura leve, com grandes vãos. O desperdício de materiais e a quantidade de resíduos também são muito reduzidos.
Desvantagens: Existe uma limitação no número de pavimentos e a mão de obra deve ser altamente especializada, e por isso é mais difícil de ser encontrada e mais cara.
Drywall
As placas de gesso, muito conhecidas como Drywall, são muito utilizadas na construção a seco.
Esse tipo de construção é bastante vantajoso, nesse sistema, os materiais de gesso são colocados sobre uma estrutura de aço e cobertos com um papel cartonado, já que apresenta um bom isolamento acústico, economia e agilidade.
Você sabe o que é construção a seco?
Como a necessidade de procurar soluções para otimizar o processo construtivo, a construção a seco começou a se popularizar cada vez mais no Brasil nos últimos tempos.
A construção a seco é um processo que não utiliza água na composição estrutural da obra, ou seja, é a montagem e instalação de estruturas pré-fabricadas em um ambiente industrial.
Alguns dos tipos de construção que apresentamos acima são construções a seco, como o steel frame, o wood frame e as paredes de concreto.
Esse sistema é um dos tipos de construção de mais qualidade no mercado e, por isso, cada vez mais arquitetos, engenheiros e mestres de obras estão adotando a construção a seco.
Container
Esse sistema construtivo é o favorito de quem busca modernidade, beleza e sustentabilidade. Como o próprio nome já diz, esse sistema utiliza containers na construção e possibilita modularidade, rapidez e pode reduzir o custo em até 30%, se comparado com as outras construções.
Além da possibilidade de você desmontar e montar a casa em outro terreno, caso seja seu desejo.
Mas fique atento à mão de obra, que deve ser especializada, avalie a compra do container (se há ferrugem, histórico do que ele transportou) e veja se o terreno terá espaço suficiente para guindastes, que são fundamentais para levantar a casa.
Vantagens: obra rápida, que leva geralmente de 60 a 90 dias para ficar pronta.
É um tipo de construção sustentável, pois reutiliza o container, que na utilização marítima é somente utilizado por 8 anos.
As casas containers também geram uma obra limpa, com pouco entulho e poucos materiais adicionais.
Existe ainda a economia de recursos naturais, como pouca utilização de areia, tijolo, cimento, água, ferro e etc.
Depois de pronta, a casa pode ser desmontada e montada em outro terreno, e apresentam alta durabilidade.
As características modulares do container permitem diversas formas de montagem, criando edifícios únicos e modernos.
Desvantagens: É necessária mão de obra especializada, principalmente quanto ao corte das esquadrias.
Além do espaço da construção em si, é importante que o terreno tenha espaço para que os guindastes de transporte possam manobrar o container.
Por ser feito de aço, o isolamento térmico e acústico é ruim, e por isso é necessário o uso de mantas e tratamentos específicos.
É importante tomar cuidado na hora da compra do container, pois dependendo do que ele transportou no passado pode haver vestígios contaminantes, além de ferrugem.
Nesse caso é importante que seja feito um tratamento adequado, antes da aplicação na construção
Paredes de concreto
Feito em paredes estruturais maciças de concreto armado, essa construção tem alta resistência ao fogo e pouco desperdício de materiais, mas tem alto custo para produção em pequena escala e um isolamento termoacústico não muito positivo.
Nesse modelo, as instalações elétricas e hidráulicas ficam embutidas, sem necessidade de quebrar paredes.
O concreto pré-moldado é um dos sistemas construtivos mais conhecidos e utilizados no Brasil, principalmente para galpões e grandes empresas.
É um método construtivo que geralmente apresenta ótimo custo/benefício, mas deve ser bem analisado em cada caso, pois envolve o transporte das peças.
Vantagens: Esse sistema construtivo tem alta resistência a grandes temperaturas, apresenta pouco desperdício de materiais (exceto a madeira das fôrmas) e alta produtividade.
É possível realizar grandes obras em pouco espaço de tempo e ter maior organização e limpeza na obra.
O número de pavimentos possíveis é alto, feitos através do esqueleto, e podem chegar a ter vãos de 30 a 60 metros de comprimento.
Desvantagens: Não costuma ter bom isolamento térmico e acústico. Pelo fato de utilizar fôrmas, as construções em pequena escala acabam se tornando muito caras e inviáveis.
Não é possível fazer mudanças e alterações na parede após a construção.
Caso tenha dúvidas conte com a ajuda de um profissional
O planejamento e construção de uma casa é algo magnifico e satisfatório, mas por outro lado podem surgir dúvidas, quanto ao método construtivo para a execução da obra. O jeito mais eficiente é procurar a ajuda de um especialista.
Pois com um especialista, sua obra terá atenção, dedicação e profissionalismo. Como muitas outras coisas que são importantes na vida, para construir ou reformar um imóvel, você precisa fazer do jeito certo.
E para fazer do jeito certo, você vai precisar contratar um arquiteto e urbanista. Ele é o profissional adequado para a realização de um bom projeto.
Em razão de seu conhecimento técnico, o arquiteto é capaz de entender os desejos de seus clientes e traduzi-los da melhor maneira possível, tornando-os reais, independentemente do tamanho e do valor.
Aqui na Art Casa Grande você encontra uma equipe de profissionais dedicados a você. Do projeto à construção. Clique aqui e obtenha mais informações.