Fachadas de Casas Modernas

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

A construção ou a compra de uma casa é um dos maiores investimentos que uma pessoa pode fazer durante a vida, para muitas pessoas.

De fato, é o maior investimento e por isso ele é tão significativo, não apenas por envolver uma grande soma de dinheiro, mas também por dedicar-se muito tempo ao planejamento, execução e finalmente ter um imóvel para morar.

Contudo, uma casa precisa ter boa usabilidade, acessibilidade e oferecer as condições que se espera para uma boa moradia.

É fato que a maioria das atuais construções tendem a optar pela modernidade, ou seja, uma construção mais contemporânea, sustentável e que a tenha estilo, materiais e ideias ligadas a um conceito mais moderno, com fachadas de casas modernas.

Mas afinal o que é uma casa moderna ou fachada de casa moderna?

Uma casa moderna é aquela que é planejada e construída usando recursos sustentáveis, aparência geralmente limpa e com materiais e métodos construtivos modernos, como o uso do vidro, alumínio, concreto, sem contar com boas doses de recursos verdes.

Embora esse estilo seja cada vez mais empregado nos projetos e construções de fachadas de casas modernas, ele é um velho conhecido da arquitetura, tendo surgido em meados do século XX em meio a efervescência cultural que havia na época.

Você vai se surpreender de como é tão simples

O modernismo ganhou bastante expressão com arquitetos alemães, franceses e russos, e aqui no Brasil recebeu o seu maior destaque pelas mãos do arquiteto Oscar Niemeyer.

Esses precursores rejeitaram os movimentos arquitetônicos que até então prevaleciam. Uma das principais objeções se dava, principalmente, com relação ao uso da ornamentação, optando por um estilo mais sóbrio e simples.

Além disso, aliava a nascente noção de design econômico aos novos materiais disponibilizados pela industrialização. Com isso, surgiu o estilo que ainda domina a arquitetura até hoje.

Inicialmente era utilizado em grandes projetos e mansões, com o passar do tempo e a popularização do estilo, começaram a surgir as primeiras casas modernas propriamente ditas, que usavam os preceitos da arquitetura moderna para construir residências mais adequadas aos novos tempos.

Atualmente, a maioria dos novos projetos também incorpora o novo urbanismo e preocupações ecológicas em seu planejamento. Assim, as casas modernas hoje representam toda a evolução da arquitetura em um ambiente prático, aconchegante e sustentável.

Em síntese, os preceitos para a construção de casas modernas estão relacionados a edificações menos ornamentadas, que valorizam sim a beleza e o estilo normalmente com linhas retas, sem telhado aparente, e com aço, vidros, concreto e madeira.

Mas mais do que isso, possuem como objetivo o convívio social dos seus moradores, o melhor aproveitamento dos espaços e a iluminação natural.

Como construir uma casa moderna?

Primeiro elabore um bom projeto visando a aparência moderna. No projeto é possível discutir e definir os materiais usados, os métodos construtivos considerados mais adequados a cada momento e em cada região.

Conheça os principais itens que formam uma fachada de casa moderna!

VIDRO

Esse é um elemento que não pode faltar nesse tipo de construção, seja em janelas, paredes de vidro e até mesmo na fachada, e traz uma atmosfera clean e luminosa para a residência.

AÇO

Outro elemento primordial, o aço também é uma característica marcante da arquitetura moderna, sendo usado muitas vezes de forma aparente para destacar as linhas retas e os grandes vãos.

FORRO DE GESSO

Os forros e sancas de gesso são coringas até mesmo para as construções modernas e ajudam a dar um acabamento diferenciado à decoração.

CONCRETO

O concreto também é muito usado nas construções modernas, seja na fachada, piso, paredes, enfim… O resultado é incrível e vem com uma pegada mais urbana!

 Características das Casas Modernas

Integração de ambientes

Todos os ambientes são projetados com o intuito de facilitar a interação entre os moradores por meio de ambientes integrados, essa integração é feita entre a cozinha que pode ou não contar com um espaço gourmet, e a sala de estar, para que ao preparar uma refeição para os amigos/família, o responsável possa desfrutar de todos os momentos junto dos convidados.

Iluminação natural

A iluminação natural é um ponto-chave quando falamos em arquitetura moderna.

De modo que tudo é planejado para aproveitar ao máximo a luz do sol, os ambientes são inundados de luz natural e normalmente bem ventilados, o que também influencia na sustentabilidade da moradia.

Para isso, são utilizadas grandes aberturas de vidro. Já a iluminação artificial dá destaque as luminárias.

Aberturas de vidro

Grandes janelas, portas e paredes de vidro são extremamente comuns em projetos de arquitetura moderna.

O vidro, aliás, é um dos elementos mais presentes em projetos do tipo. E como resultado temos uma boa iluminação, leveza e muito estilo!

A nobreza e a delicadeza do vidro contrastam muito bem com o concreto aparente que geralmente acompanha a construção.

Sem contar que o material permite que os ambientes sejam tomados pela luz natural.

Outra vantagem do vidro é a aparência clean e neutra que ele proporciona.

 Portanto, invista em janelas, painéis e paredes de vidro para que sua casa respire a arquitetura moderna.

Revestimento de madeira

A madeira é um charme só e traz uma sensação de aconchego ímpar.

É muito usada em projetos modernos para revestir fachadas e combina muito bem com o vidro.

Pode ser vazada ou não e ainda servir como uma espécie de painel para impedir a entrada da luz solar quando desejado.

Linhas retas

As linhas retas são a marca registrada das casas modernas e trazem bastante requinte mesmo nos projetos mais simples

A arquitetura moderna preza por formas geométricas básicas em seu design.

A ausência de ornamentos e uso de materiais como aço, vidro e concreto são marcas do estilo.

Nas casas, isso normalmente se traduz em linhas retas, mesmo na cobertura, que emolduram a construção e definem o seu espaço, conferindo um visual limpo e sofisticado.

Ausência de telhado aparente

Dificilmente você verá uma casa moderna com telhado aparente. O telhado fica camuflado já que as telhas são escondidas por platibandas.

Natureza

As casas modernas priorizam a integração com a natureza, com projetos paisagísticos, jardins verticais e até mesmo os telhados verdes, que estão em alta.

Proposta inicialmente por Le Corbusier, como “terraço jardim”, é o aproveitamento da cobertura, uma maneira ecológica de compensar os espaços verdes perdidos com a construção dos edifícios nas cidades.

Ter uma cobertura verde proporciona, aos moradores, o uso efetivo de um espaço que antes não era preenchido, possibilitando mais uma área de convivência, interação com a natureza, além de contribuir ecologicamente com o planeta

Frente da casa aberta

Muito comum em condomínios e bairros planejados, devido ao fator da segurança mais garantida.

A frente aberta possibilita uma visão mais livre e privilegiada, tanto de quem vê a casa da rua quanto de quem está dentro.

Muros normalmente não são esteticamente agradáveis e dão a sensação de sufocamento e diminuição do espaço externo.

Superfícies texturizadas

Enquanto os ornamentos perderam seu lugar nesse estilo, as texturas ganharam espaço.

Seja em superfícies externa ou interna, materiais como vidro, aço, concreto e madeira servem como elementos estéticos e ajudam na composição dos ambientes.

Esses elementos conferem personalidade e estilo próprio nas construções.

Espaços funcionais

A funcionalidade é um dos maiores objetivos nos projetos de casas modernas.

É um recurso visível em todos os ambientes da casa. Na cozinha, o layout facilita a locomoção e o acesso a todos os utensílios, as ilhas também costumam estar presentes nas cozinhas modernas, um item funcional e muito elegante.

Uso da verticalidade

Com a falta de espaço e pela busca da funcionalidade, a verticalidade ganha espaço.

Assim, a verticalidade assume um papel importante no design dos ambientes modernos.

Prateleiras suspensas e mesmo camas mezanino podem ser usadas para otimizar o espaço com estilo.

Os jardins verticais seguem a tendência, é uma forma alternativa de integrar o verde em diferentes espaços da casa, até mesmo, em banheiros.

O uso de plantas na decoração melhora a qualidade do ar e proporciona conforto e saúde aos moradores.

Estilo eclético

Mesclar mais de um estilo na decoração, é comum nas casas modernas, seja nos móveis, seja nos objetos de decorativos.

Mas, a funcionalidade ainda é preponderante, o que, muitas vezes, significa que “menos é mais”, frase famosa de Mies Van der Rohe, arquiteto alemão e um dos principais nomes da arquitetura moderna.

Divisórias criativas

Mesmo no conceito aberto, ainda há divisões. Essas divisões são mais sutis e criativas.

Como por exemplo um bar ou bancada para separar a cozinha da sala, vasos de plantas, painéis, móveis, ou mesmo, um desnível, podem ser usados para dividir os ambientes.

Sala com o pé direito duplo

Com o objetivo de integrar o primeiro e segundo andar por meio de um mezanino, é muito comum que a sala principal da casa moderna tenha um pé direito duplo.

Aliado a grandes painéis de vidro que correm nos dois andares, proporciona luz natural e uma percepção de amplitude para o espaço.

As salas com pé direito duplo criam um ar de imponência e sofisticação, permitem a criação de diferentes projetos decorativos e valorizam a estética da casa.

Devido à incidência de luz natural, elas também contribuem com a sustentabilidade, representando uma economia no uso de energia.

Os benefícios de investir em fachadas de casas modernas

Chegar em casa e poder contar com o bem-estar e a qualidade de vida que as casas modernas oferecem, poder receber amigos e curtir bons momentos com a família, torna a vida mais organizada e prática.

Esses são alguns benefícios do investimento, mais alguns outros fatores devem ser considerados:

Liquidez: ter uma casa no estilo que ganha cada vez mais adeptos, é garantia de liquidez na hora de comercializar o imóvel;

Economia: a exclusão de elementos ornamentais e o uso de menor de materiais representa uma economia de gastos na obra;

Valorização: as casas modernas estão em alta no mercado imobiliário.

Posso transformar uma casa antiga em moderna?

Sim, mas é preciso levar em conta o tipo da construção existente e o que se deseja em termos de resultado.

Tem casos em que seria necessário fazer muitas mudanças, já em outros nem tanto.

Procure a ajuda de um arquiteto que ele poderá ajudar nesta questão, mas de maneira geral é possível fazer mudanças no imóvel.

Caso tenha dúvidas conte com a ajuda de um profissional

O planejamento e construção de uma casa é algo magnifico e satisfatório, mas por outro lado podem surgir dúvidas, quanto ao método construtivo para a execução da obra. O jeito mais eficiente é procurar a ajuda de um especialista.

Pois com um especialista, sua obra terá atenção, dedicação e profissionalismo. Como muitas outras coisas que são importantes na vida, para construir ou reformar um imóvel, você precisa fazer do jeito certo.

E para fazer do jeito certo, você vai precisar contratar um arquiteto e urbanista. Ele é o profissional adequado para a realização de um bom projeto.

Em razão de seu conhecimento técnico, o arquiteto é capaz de entender os desejos de seus clientes e traduzi-los da melhor maneira possível, tornando-os reais, independentemente do tamanho e do valor.

Aqui na Art Casa Grande você encontra uma equipe de profissionais dedicados a você. Do projeto à construção. Clique aqui e obtenha mais informações.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Arquitetura

Fachadas de Casas Modernas

A construção ou a compra de uma casa é um dos maiores investimentos que uma pessoa pode fazer durante a vida, para muitas pessoas. De

Ler mais »
Arquitetura

Tipos de Construção

Conquistar o tão esperado terreno em um bairro planejado ou condomínio fechado, e começar a construir a tão sonhada casa própria, podem surgir algumas dúvidas,

Ler mais »
Decoração

10 Dicas de Tendências Para 2022 Passamos por muitas mudanças desde que surgiu a covid-19. A vida das pessoas foi impactada e querendo ou não

Ler mais »

Paula Sol

Paula Sol é apaixonada por arquitetura e designer de interiores, seu objetivo é encontrar soluções práticas de decorar, e a planejar seus ambientes, criando também todo o mobiliário, melhorando sua qualidade de vida, sua autoestima e realizando sonhos.

Nos Siga Nas Redes
Arquitetura

Tipos de Construção

Conquistar o tão esperado terreno em um bairro planejado ou condomínio fechado, e começar a construir a tão sonhada casa própria, podem surgir algumas dúvidas,

Leia Mais »

sem muita Reforma

Capa 3D_

Reformar sempre é uma dor de cabeça, por esse motivo separamos algumas dicas para você não ficar de cabelo branco.

E logico o principal, se você é como eu, sempre quero mudar alguma coisa, colocarmos 7 Ideias para você ampliar sua casa sem muitas reformas